7 lições de Josué para quando nossa fé for testada- Modelo de um sermão Biografico



Aos alunos, lembre se sempre  de pegar todos os detalhes da vida do personagem, quem foi ele, filho de quem, morou onde e etc, e coloque tudo isso na introdução.
A História de Josué é sem dúvida uma das mais impressionantes da Bíblia, com certeza Josué havia aprendido muito com Moisés e com sua jornada deixou um legado de fé para nós.
Quando sua fé for testada, lembre dessas 7 características que marcaram a vida de Josué.

1. Reconhecer que Deus testa a nossa fé

Por 40 anos, Deus tinha conduzido os israelitas através do deserto por uma coluna de nuvem e fogo. Agora, quando o Jordão estava no seu nível mais alto e mais traiçoeiro, Deus levou os israelitas a atravessá-lo.
Não teria sido mais fácil para Israel quando o Jordão era apenas uma fita sonolenta de água? Sim, mas eles teriam perdido o milagre. Deus nos conduz com “cordas de bondade” a circunstâncias esmagadoras precisamente para nos mostrar Sua glória.

2. Lembre-se das promessas de Deus

Antes de Deus levar o povo em frente do Jordão, Ele lembrou a Josué:
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Josué 1:3-5
Esta não é apenas uma promessa do Antigo Testamento a Israel. Esta promessa é igualmente para nós. Em Hebreus 13:5 , Deus diz: “Nunca te deixarei, nunca te desampararei”.

3. Obedeça a Palavra de Deus

Junto com Suas promessas, Deus lembrou a Josué para obedecer cada termo da lei de Deus. (Josué 1:7). Quando Deus disse a Josué para ser forte e corajoso, não foi um simples pensamento positivo, ou algo motivacional que o fez valente. Era saber que somente a completa obediência a Deus traria seu sucesso.

4. Permaneça na Palavra de Deus

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8
Quando estamos enfrentando circunstâncias esmagadoras, precisamos nos saturar com a Palavra. Imagens do Facebook nunca nos dará o que precisamos para enfrentar a nossa situação com a fé. O tempo diário na Bíblia nos ajuda a saber quem é Deus e como alinhar nossa vida a Ele.

5. Mantenha o foco em Deus

Quando os israelitas se preparavam para atravessar, eles foram instruídos a observar a Arca da aliança e segui-la.
E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Josué 3:3,4
A Arca envolveu a própria Presença de Deus. Vamos perder o coração e perder a fé cada vez que nos concentrarmos nas águas da inundação em torno de nós. Devemos manter nossa mente na verdade de Deus e abrir nossos olhos para a Sua presença.
Martinho Lutero disse: “Eu não sei o caminho que Ele me conduz, mas bem conheço o meu Guia”.

6. Dê um passo de Fé

Josué registra que “assim que seus pés tocaram a beira da água, a água do rio acima parou de fluir.” (Josué 3:15-16) Deus não separou o Jordão enquanto eles acampavam na margem. O milagre só aconteceu quando entraram na água.

7. Faça um memorial

Deus ordenou a Josué que tirasse 12 pedras da areia seca do leito do rio Jordão e as montasse como um memorial, para sempre lembrar todas as gerações sucessivas do milagre de Deus.
Nós também precisamos de memoriais. Testemunhos podem ser registrados em um diário ou na Bíblia e marcados com uma data e detalhes de como Deus trabalhou. Você pode ter sua fé renovada cada vez que reler.
Ouça, nenhum de nós quer encarar o impossível. Mas se Deus nos conduz a ele, Ele certamente nos conduzirá através dele. Que estas 7 lições nos ajudem a manter nossa fé quando chegarmos ao nosso próximo Jordão.

Nenhum comentário: